terça-feira, 27 de março de 2012

Baralho Cigano

O CAVALEIRO

Um cavalheiro cavalgando um belo alazão pelos campos.O símbolo retrata um elegante e bem proporcionado cavalheiro; consequentemente você pode encontrar um bem apessoado com possíveis habilidades atléticas que será interessante e excitante. Se o cavaleiro se refere a uma mulher, ela aparecerá como digna independente e expansiva. Carta positiva ± É a carta que fala da realização dos projetos. Indica que a pessoa não deve recuar diante de obstáculos ou dificuldades, pois o rumo em que está é certo. Pode indicar: transferência de local, promoção no trabalho, atitudes que foram tomadas ou que se devem tomar.
Palavra chave: estrangeiro, visita, notícia, acontecimentos próximos

 O OBSTÁCULOS

Um caminho tortuoso sobre o qual árvores cortadas e derrubadas descansam junto a muitas pedras. A carta descreve uma forte energia pessoal, mente aberta, que aproveita os riscos da vida. Excitabilidade, temperamento nervoso podem surgir como presságios. Atenção com oportunistas e pessoas desonestas. Carta negativa - Carta que fala de um período difícil e de luta contra obstáculos e adversidades (em geral financeiras). A carta previne inícios de novos projetos. É um alerta que mostra que algo não vai bem. Por isso recomenda uma atitude de fé em si mesmo, nos potenciais próprios. Não se deve hesitar em pedir ajuda a outras pessoas.
Palavra chave: destruição, quebra de harmonia,desventura, tropeço, pedra no caminho, obstáculos

 O NAVIO

Uma magnífica embarcação desbravando o vasto oceano em busca de terra firme. Este navio traz imigrantes e estrangeiros a você. Pessoas do navio são experientes,viajadas, vividas. Algumas vezes elas podem ser instáveis e nômades, com diferentes estilos de vida. Carta positiva - É a carta que fala da necessidade de mudanças físicas como viajar com o objetivo de buscar novos horizontes. Também mostra a continuidade que se deve ter ao parar por algum motivo. Ela pede que a pessoa se levante e ande, que dê continuidade. Mostra a vida em constante mudança, o que é natural e ao qual precisamos nos adaptar. O navio representa uma proteção espiritual recebida. A chegada de alguém que não se via há muito tempo. Também mostra os cuidados que devemos ter com o corpo físico, com a saúde, a necessidade de exames periódicos e consultas médicas regulares. Sua ligação com viagens também revela algo ligado ao estrangeiro.
Palavra chave: viagem, mudança de rumo

A CASA

Uma elegante mansão. A casa traz estabilidade e bens materiais que pode ser equilíbrio financeiro. Seu pensamento em geral é organizado e regular, assim como obstinado e muito possessivo. A casa é muitas vezes orientada pelas tradições familiares e fortes valores. Carta positiva - É a carta da segurança, da proteção e do equilíbrio. São os sentimentos gerados pelo lar, família, parentes e ambientes que temos ligações afetivas.Lugares onde passamos tempo e que muitas vezes são nossos trabalhos que roubam o tempo de nossas famílias ou a atenção que devemos dar ao lar. Também pode revelar ajudar recebida dos pais ou altos e baixo normais no ciclo da vida.
Palavra chave: equilíbrio

A ÁRVORE

Uma sólida arvore sozinha. Representa o lar seguro, o lugar para onde retornamos e nos recuperamos, onde se está protegido e o equilíbrio é encontrado. Sua reposição de energia ocorre a todo o momento e a pessoa está protegida de influências negativas. Também pode significar harmonia e desentendimento em casa ou a busca por um lugar em que se sinta bem. Carta positiva - A carta representa a vitalidade,empreendimentos passados ou futuros que tem um bom potencial de desenvolvimento. Vale a pena esperar por algo em que se investiu. Renovação nos relacionamentos e convite a um relaxamento e reflexão; ter os pés fincados no chão. Pode significar heranças; raízes e origens.Possibilidade de cura de uma doença através de práticas energéticas (como passes, Reik, etc.) juntamente com a medicina tradicional. Pode ser um período longo para realização de um investimento.
Palavra chave: progresso, fartura

AS NUVENS

Nuvens negras e brancas flutuando em um dia  ensolarado. Pessoas sob a influência da carta das nuvens são irritáveis, instáveis e imprevisíveis. Muitas vezes tem mau temperamento, personalidade complexa ou sofrem de desordens mentais como transtorno bi-polar ou déficit de atenção. A carta também mostra indivíduo se escondendo vidas duplas. As nuvens representam toda escuridão e tristeza. Carta negativa - Carta que fala da confusão desentimentos, dúvidas e incertezas que geram falta de visão na solução de problemas de família, trabalho ou ocasionados por fofocas (razão muitas vezes para a depressão, tristeza e melancolia). Pode revelar problemas menores do que realmente parecem; mediunidade aflorando; energia sexual e sensual em ação.
Palavra chave: tristeza, instabilidade

A SERPENTE

Uma maliciosa serpente espera a espreita. A serpente prediz dificuldades de todos os tipos: desapontamentos,ciúmes, manipulações e traições em família. Cuidado com os colegas de trabalho, amigos e parentes. A figura mostra mentiras, enganos, difamação, fraudes e deslealdade. Esta carta não contém um bom presságio. Carta negativa - Carta que pressagia brigas, discórdias e desarmonias em razão de inveja, falsidade e traição. É preciso olhar em volta, pois é um sinal de alerta contra pessoas traiçoeiras. Pode revelar luta entre o bem e o mal; forças malévolas atuando (obsessões); nosso lado obscuro com os instintos e defeitos.
Palavra chave: traição

O CAIXÃO

Uma urna funerária espera sobre uma plataforma para o ultimo adeus. Depressão, negatividade, doenças normalmente estão associadas com esta carta. As pessoas são também formas de mal pressagio, pois tem a capacidade de oprimir a vida de outros a ponto de destruí-las. Elas carregam o sentimento de nuvem negra sobre elas e podem ser vampiros emocionais. Carta negativa - É a carta das perdas materiais e físicas; o fim ou a morte de algo que deve dar lugar a um novo processo de crescimento ou evolução espiritual. Significa a perda de algo de maneira violenta (assalto). Necessidade de dar solução a um problema. Doenças ou baixa energia gerada por uma situação específica. Necessidade de desenvolver a espiritualidade.

O BUQUÊ

Um apaixonado arranjo de flores para ser oferecido. Acarta representa uma pessoa sorridente e charmosa. Ela personifica a graça, beleza e ternura. A figura também pode referir-se a indivíduos que estão emocionalmente disponíveis ou solteiros. Carta positiva - É a carta da fraternidade, das amizades,dos relacionamentos e sentimentos verdadeiros. É um convite para deixar que os sentimentos sejam expressos.Período favorável em que tudo pode dar certo. Pode representar conquistas amorosas oportunas.
Palavra chave: felicidade, altruísmo, generosidade,fraternidade

A FOICE

Uma foice ceifando o trigo dos campos. Pessoas sob a influência da foice são analíticas, cortantes e aguçadas.Seu temperamento pode ser frio e amoroso ao mesmo tempo. Eles podem tomar decisões rápidas em momentos críticos e mostrar grande capacidade de liderança. Carta negativa - Carta que fala de uma transformação geral, precedida de uma situação delicada, onde haverá um corte brusco, rompimento ou perda, mas que é necessária para um maior crescimento. Pode significar também algo na vida que precisa ser reavaliado. Revela o fim de um sofrimento ou prejuízo ou momento de escassez de recursos. Necessidade de se tomar uma decisão. Ter mais serenidade diante das transformações muitas vezes necessárias da vida.
Palavra chave: rompimento, necessidade de abrir mão de algo.

O CHICOTE

Um instrumento de punição enlaçado no pescoço e cabeça de um homem. O chicote algumas vezes pode representar indivíduos sexy, atrativos e sedutores. São cientes de seu poder sexual. O aspecto negativo é que pessoas com o chicote podem ser potencialmente violentas, viciadas ou que oferecem perigo para os outros.Algumas pessoas de foice podem se tornar dependentes de relacionamentos. Em seu lado positivo possuem personalidades ativas e são altamente competitivos. Carta positiva - Carta que fala da perda de sintonia espiritual do desequilíbrio energético e suas conseqüências. Obsessões e influências negativas que geram brigas. É preciso tomar atitudes retomar o caminho religioso seja qual for o que se freqüentava ou procurar uma nova direção. É preciso reintegrar com a própria espiritualidade. Forças místicas estão sobre o controle. Disputas e desarmonias em família; brigas com amigos ou sócios.
Palavra chave: contrariedade, brigas, aborrecimentos,confusões, rivalidade, demandas.

OS PÁSSAROS

Dois pássaros como um casal voando sob o céu azul.Pessoas de pássaros são sociáveis, comunicativas e curiosas. Bons vendedores, advogados, mediadores são representados por essa carta. Os pássaros também revelam talentos na comunicação. A figura representa amizade e indivíduos de mentes aberta com muito para dizer. Carta positiva - É a carta da paciência e da fé. Revela que a na vida tudo é efêmero e passageiro, por isso não é preciso ter pressa, mas ouvir mais a intuição e sabedoria para descobrir o tempo necessário. Indica romance,namoros, encontro da alma gêmea e relacionamentos harmoniosos. Necessidade de pensar grande ou de sentir-se livre. Proposta de sociedade ou parceria. Desenvolver a capacidade de reflexão para agir com mais sabedoria e calma diante dos problemas da vida.
Palavra chave: pensamento amoroso.

A CRIANÇA

Uma criança saudável cheia de vida e energia. Pessoas joviais são sinceras e ativas, com temperamento espontâneo assim como crianças. No lado negativo podem ser caprichosos, imaturos e irresponsáveis. Carta positiva - É uma carta que fala da pureza de sentimentos, da inocência e da ausência de medos ou preconceitos. Entretanto, é um alerta para a irresponsabilidade, imaturidade, fragilidade e excesso de confiança. Pode apresentar aspectos como filhos, infância ou início de algo.
Palavra chave: esperança

A RAPOSA

Uma raposa vermelha esperando sua caça. O símbolo revela a influência negativas de indivíduos ao redor.Furtivos, de personalidade astuta, assim como mentirosos e espiões são parte do lado negativo dessa carta. No lado positivo pode representar esperteza e trabalho duro. Carta negativa - É a carta que adverte contra pessoas sem escrúpulos e com falsas promessas. Revela a necessidade de aprender a desenvolver estratégias para conseguir o que se quer. Cuidado com bajulações, pois há grande possibilidade de engano e mentiras.
Palavra chave: cautela

O URSO

Um imenso urso ameaçador. É a representação do ditado abraço de urso são os falsos amigos; aqueles que se aproximam para descobrir nossas fraquezas e saber de nossa intimidade. Pessoas traidores, de mau-caráter e de maus conselhos estão ao seu lado. Atenção com o a inveja e a subserviência de alguns para alcançar seus objetivos. Também pode mostrar os instintos animais, os impulsos sexuais, a busca por prazer, um amante. Carta negativa - É a carta que fala do ciúme, inveja e despeito por parte de alguém próximo e que, gera cargas negativas. Não conte sobre projetos. Também tem a interpretação de alguém que se passa por amigo, mas que quer tirar proveito próprio de alguma situação. Pode mostrar a convivência com alguém maternal. Teimosia;reações violentas e inesperadas que levam a perda da razão. Sexualidade exacerbada. Algo de curto prazo que indica necessidade de ação rápida. Perigo de doenças do coração.
Palavra chave: inveja, ciúme, despeito.

A SORTE

Um limpo céu estrelado sem a lua. Representa a proteção a luz do destino, da realização, da inspiração, da predestinação. É uma carta de boa sorte, indicando que seus planos e ações estão embaixo dessa luz. Pode indicar dons artísticos e de clarividência. Carta positiva - É a carta da necessidade da auto-estima e da autoconfiança. Ajuda dos guias espirituais para gerar as situações de oportunidades que levam ao êxito. Ajuda de espíritos superiores; anjo da guarda. A carta também considera a resolução de um problema de ordem afetiva;luz para uma questão que parecia insolúvel. Ter cuidado com a própria imagem e brilho pessoa.
Palavra chave: êxito, novas oportunidades.

A CEGONHA

Uma cegonha em seu ninho de asas abertas. Como na história contada para as crianças de que os bebês são trazidos para seus pais no bico da cegonha, a carta representa o nascimento, as novidades, os imprevistos,surpresas e mudanças. Pode significar o nascimento de uma criança, a vinda de um novo emprego, a mudança de uma casa, um novo relacionamento ou casamento. No campo profissional pode indicar falta de novas idéias,dificuldade em planos e oportunidades, ausência de crescimento ou desenvolvimento de objetivos. Carta positiva - É a carta das novidades, surpresas e imprevistos. É hora de agir e aproveitar uma oportunidade que surge. A carta também tem o significado do cuidado que se deve ter com a rotina e a acomodação para que não atrapalhem a vida amorosa e profissional. Mudança de casa, trabalho ou na vida pessoa como fazer um regime, plástica ou largar um vício.
Palavra chave: mudança, novidades, imprevistos,surpresas.

O CACHORRO

Um fiel cão vira lata espera pela volta de seu dono. É o símbolo da amizade desinteressada, do amor incondicional, do amigo que somente quer o bem. Pode demonstrar que há um mal entendido ou uma interpretação equivocada por parte de um grande amigo.É preciso resolver para a harmonia voltar ao relacionamento. Carta positiva - É a carta da vida social, das amizades e amigos verdadeiros. Lealdade, ajuda e proteção. No amor é a fidelidade do outro. É um alerta para estar de guarda para perigos e inimigos.
Palavra chave: fidelidade, amizade, vida social

A TORRE

Uma torre alta e isolada de aspecto sombrio. É a postura interior, o eu verdadeiro; o lado espiritual. Pode representar o isolamento, reclusão, uma posição já definida, inflexibilidade. É o equilíbrio rompido, o aprisionamento interior, falta de comunicação com o mundo exterior, fuga da realidade, sensação de deslocamento entre as pessoas. Carta positiva - É a carta que fala da necessidade de entrarmos em contato com nosso mundo interior, com o verdadeiro eu por meio da reflexão e auto-análise. Pode representar estados depressivos e melancólicos ou isolamento forçado (como uma prisão ou hospital). Necessidade de paciência e espera. Conquistas mas depois de um longo período de espera.
Palavra chave: intimidade, espiritualidade, mundo interior, reflexão

O JARDIM

Um jardim fértil e pacífico, coberto por uma áurea de energia. É a mão do homem constituindo família, lazer,curando e usando a magia de plantas. Semeando e colhendo o que se plantou. Carta positiva - É a comunidade, casa, rua, cidade,lugares e pessoas de nosso dia-a-dia; necessidade de lazer, esportes ou feiras. É a necessidade de reavaliação do que estamos fazendo hoje para colher no futuro.Momento propício para rever metas e projetos e talvez refazê-los; ampliação de horizontes.
Palavra chave: família, respeito ao próximo, causa e efeito

A MONTANHA

Uma montanha rochosa e onipotente. É a representação da justiça, da imparcialidade no julgamento e nos negócios. A rigidez e a segurança. Representa sucesso em questões jurídicas, litígios, partilhas de bens. O poder de administrar com retidão. São os bens materiais duráveis como a segurança da casa própria ou a possibilidade de ser promovido a um cargo de poder. Pode existir certa dureza e autoritarismo exagerado. É preciso moderação,comedimento para criar o equilíbrio. Carta positiva - Carta que fala dos grandes desafios e dificuldades geradas por um inimigo ou adversário.Atenção para os próprios limites; equilíbrio, firmeza e perseverança são as relações dessa carta. Algo eterno e duradouro. Também fala de documentos e tudo o que é relacionado com a justiça (processos, leis); algo de direito da pessoa. Perigo de cristalização de idéias ou fixação em um único modo de ver as coisas.
Palavra chave: perseverança, firmeza, coerência

O CAMINHO

Uma estrada larga, comprida, mas sem obstáculos.Mostra os caminhos abertos e saída para problemas que surgem. É a estrada da vida, os caminhos que devem ser trilhados, a escolha própria e pessoal das ações. Uma escolha deve ser feita. Pode sair vitorioso de uma disputa ou caminhos bloqueados ou separação por dois destinos diferentes. Carta positiva - É a carta do livre arbítrio e da escolha.Mostra que há uma saída para tudo na vida, mas a escolha é sempre nossa. O que está em jogo pode seguir o rumo atual ou novos caminhos. É um alerta para sempre seguir o caminho reto, com força de vontade e persistência.Perigo de divórcio e separação. Caminhos duplos que geram dúvidas. Possibilidade de favorecimento para diversificação nos negócios.
Palavra chave: caminho, força de vontade, persistência,livre arbítrio

O RATO

Um rato comendo restos pelo chão. Ratos sempre foram sinônimos de perdas e roubo. É a inveja, o ciúme trazendo desarmonia, confusão, angústia e desentendimento. Cuidado com os objetos pessoais e bens materiais, pois é um aviso de perda. No trabalho não comente as vitórias e alegrias, pois isso somente traz inveja. Observe com atenção as atitudes porque algo que faz provoca ciúmes na pessoa amada. Carta negativa - É a carta dos desgastes físicos e financeiros que podem gerar doenças ou prejuízos. É uma alerta contra o vampirismo energético (convivência com pessoas que sugam as energias com seu modo de ser).Perigos de desgastes nos relacionamentos; roubo, assalto;cuidado com os gastos pessoas. Tensão emocional,estresse, decepção.
Palavra chave: perda, roubos, prejuízos, pessoas suspeitas

O CORAÇÃO

Um grande coração que simboliza o amor fraternal, a solidariedade universal, a paixão forte e a felicidade que está presente em cada momento da vida. Representa amor e sentimentos fortes. Esteja alerta para as paixões efêmeras e passageiras; não tome atitudes baseadas nesses sentimentos que são enganadores. Carta positiva - É a carta da paixão e da entrega, seja por uma pessoa ou uma causa, sonho ou projeto. Mostra o lado sensível, bem como atitudes tomadas no calor da paixão. Grande alegria. Amor incondicional. Doenças ligadas ao sistema nervoso.
Palavra chave: sentimento, paixão, amor

O ANEL

Um anel dourado com uma gema incrustada e com um par de símbolos do infinito gravados. Simboliza a união perfeita, o casamento. Também pode mostrar uma sociedade ou associação comercial ou parceria ou compromisso compensador. Algumas uniões podem estar um pouco enfraquecidas. Carta positiva - É a carta da união, associação, parceria ou sociedade, seja no campo afetivo ou profissional.Considere os aspectos relacionados ao trabalho em equipe, acordo ou consenso sobre algo; associações, parcerias ou sociedade; palavra e compromisso.Casamento.
Palavra chave: união, amizade, relacionamento profissional ou afetivo

OS LIVROS

Uma pilha de livros. Simboliza o estudo e o trabalho, a necessidade de adquirir conhecimento e cultura. Êxito nos estudos e promoção por mérito no trabalho. Pode significar dificuldades para alcançar os objetivos. Carta positiva - Carta que fala do trabalho, profissão e estudos. Referencias ao intelecto; desenvolvimento do poder da mente através de estudos ou técnicas de aprimoramento mental. Necessidade de fazer cursos técnicos. Mistérios com possibilidade de serem desvendados. Alguém de bom nível cultural.
Palavra chave: segredo, crescimento intelectual

A CARTA

Um envelope que indica uma carta, uma comunicação,aviso ou informação de um segredo. Significa que logo haverá noticia de algo que é aguardado com ansiedade e expectativa; vitórias. Quando envolve uma situação negativa pode significar que a solução de um problema pode demorar. Carta positiva - É a carta das mensagens e dos avisos; alerta para que algo de muito importante pode ser revelado. Representa o momento atual do consulente.Também pode indicar dívidas e documentos. Necessidade de conversa ou dialogo. Visita importante de alguém.Comunicação ou meios de comunicação.
Palavra chave: notícia, comunicação.

O CIGANO

Um homem forte, bonito, destemido. É o companheiro da pessoa para quem se está colocando a carta. Uma pessoa com alguma ligação como pai, irmão, chefe ou amigo.Pessoa em que se tem interesse ou se interessa. Pode mostrar uma pessoa que se afasta, que não consegue conviver em harmonia. Carta positiva - É a carta que fala de uma importante figura masculina caso o consulente seja mulher. Quando for homem, representa o próprio consulente.
Palavra chave: a pessoa para quem se joga.

A CIGANA

Uma mulher jovem, bonita, cheia de vida; é a figura feminina que pode representar a pessoa que se coloca a carta, mãe, esposa, irmã, amiga, chefe. Carta positiva - É a carta que fala de uma importante figura feminina quando o consulente é um homem. Se for mulher a consulente, a carta representa ela mesma.
Palavra chave: a pessoa para quem se joga

OS LÍRIOS

Lírios brancos. Símbolo da paz em quase toda parte do mundo ocidental, representa a beleza, o amor e a virtude.Traz a capacidade de se adaptar e transformar a sua realidade. Aptidão para os jogos e sensibilidade para o mundo espiritual. Em algumas situações da vida pode mostrar falsidade, mentiras, traição dos amigos em proveito próprio; ambição desmedida e sem propósito. Carta positiva - É a carta que indica um período feliz,cheio de paz e harmonia, marcando o fim de crises e desafios. É também a carta da pureza e virtudes.
Palavra chave: virtude, honestidade, proteção.

O SOL

Um sol ardente e escaldante. Representa a plenitude da vida, a energia que impulsiona; o positivismo. Um novo caminho se abre. Uma posição invejável, respeitada e considerada é possível, um futuro brilhante e uma fase de prosperidade e crescimento em todas as áreas e projetos.Pode não brilhar como deveria e sem a possibilidade de encontrar soluções. Os planos não se desenvolvem devidamente. Carta positiva - É a carta da energia positiva, da vitalidade, da luz e do calor gerando uma fase de crescimento, prosperidade e sucesso. Caminhos se abrindo. Poder mental; inteligência aguçada. Sociedade bem sucedida. No campo emocional fala de novos amores; sexo e sensualidade; gravidez.
Palavra chave: força, energia positiva, crescimento, prosperidade, melhorias.

A LUA

Uma lua cheia no alto do céu. Como as fases da lua, os humores variam. Simboliza o valor do desconhecido, o trabalho recompensado. A intuição, adaptação,sensibilidade. Pode significar também falsa segurança,adversidade, medo, trevas e perigos ocultos. Conspiração;é preciso tomar cuidado com emboscadas, aduladores e traições de amor. Carta positiva - É a carta das forças cósmicas e espirituais que roga a necessidade de dar mais atenção à intuição e aos poderes mediúnicos. É o desenvolvimento da imaginação que é fundamental para as atividades que necessitam de criatividade. Período de gloria e reconhecimento por valores e esforços. Encontro de um amor espiritual; romantismo.
Palavra chave: gloria, reconhecimento, misticismo,intuição.

A CHAVE

Uma chave única sobre uma superfície representando a saída, a solução de todos os problemas. Com ela é possível abrir a porta que impedia de avançar. Também abre a porta dos sentimentos mais profundos. É preciso não ter medo e seguir o caminho para o sucesso.Simboliza a solução, a resposta, o objetivo a ser alcançado. Saída para os problemas. Em algum momento a resposta pode estar afastada e a solução para os problemas parecer difícil. Carta positiva - Carta que fala da saída ou solução para problemas, mas recomenda a procura pela ação com destemor, confiança e força de vontade para encontrar a resolução. Indica o fim de um sofrimento, de um mistério ou segredo. No trabalho pode ser a transferência ou promoção esperada ou um novo emprego aguardado.
Palavra chave: sucesso, solução

OS PEIXES

Alguns peixes que nadam na água. Simboliza os bens materiais, a fartura, a multiplicação e os lucros. É a energia do trabalho transformada em dinheiro e bens materiais. O significado negativo por estar relacionado à falta de dinheiro, trabalho não recompensado e perdas materiais. Carta positiva - Carta da satisfação pessoal e da segurança geradas pela riqueza, bens materiais, bons negócios. Fala de lucros em novos empreendimentos ou nos que já estão em andamento. Esperança de cura de uma doença.
Palavra chave: dinheiro, bens materiais

A ANCORA

Uma grande ancora no fundo do mar. Representa a segurança material e financeira. Firmeza nos objetivos,êxito, patrimônio, tesouros. Tudo o que pode ser acumulado em bens materiais. Estabilidade financeira e vida feliz. Quando aparece em situações em que não há segurança, não insista nos objetivos, pesquise seriamente o motivo. Carta positiva - É a carta da estabilidade emocional e material que leva a realização de todos os projetos. Bom momento no amor, finanças, saúde, família, trabalho. Necessidade de ter mais fé em si mesmo. Desenvolver uma crença pessoal em algo.
Palavra chave: sucesso, vida profissional, estabilidade financeira

OS OBSTÁCULOS

Um caminho tortuoso sobre o qual árvores cortadas e derrubadas descansam junto a muitas pedras A carta descreve uma forte energia pessoal, mente aberta, que aproveita os riscos da vida. Excitabilidade, temperamento nervoso podem surgir como presságios. Atenção com oportunistas e pessoas desonestas. Carta negativa - Carta que fala de um período difícil e de luta contra obstáculos e adversidades (em geral financeiras). A carta previne inícios de novos projetos. É um alerta que mostra que algo não vai bem. Por isso recomenda uma atitude de fé em si mesmo, nos potenciais próprios. Não se deve hesitar em pedir ajuda a outras pessoas.
Palavra chave: destruição, quebra de harmonia,desventura, tropeço, pedra no caminho, obstáculos.

A CRUZ

Uma grande cruz simbolizando o poder. Representa a vitória dos planos, o encontro, sucesso nas empreitadas,triunfo total sobre os inimigos. Soberania do espírito sobre a matéria. Espiritualidade e sabedoria superior.Autoconfiança. Carta positiva - É a carta que fala das provas que sofremos, mas que testam nossas forças, otimismo e fé. A vitória é certa e o crescimento espiritual também. Tenha confiança.
Palavra chave: destino, algo que se completa

sábado, 17 de março de 2012

Pai Nosso - Aramaico

Pai-Mãe, respiração da Vida,
Fonte do som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos !
Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós, para que possamos torná-la útil. Ajude-nos a seguir nosso caminho Respirando apenas o sentimento que emana do Senhor.
Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas.
Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades.
Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois, assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo.
Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iluda, E nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.
Não nos deixe ser tomados pelo esquecimento de que o Senhor é o Poder e a Glória do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza.
Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.
Que assim seja !!!



quarta-feira, 14 de março de 2012

IROKO

QUANDO FALAMOS DE IROKO, DEVEMOS LEMBRAR QUE O ÒRÌSÀ IROKO NÃO É UMA QUALIDADE DE SÀNGÓ COMO MUITOS COSTUMAM DIZER POR AÍ.
IROKO É UM ÒRÌSÀ FITOMORFO YORUBA, QUE NA ÁFRICA SEU OJUBÓ É EM UMA ÁRVORE, DENOMINADA ÌROKÒ (NÃO CONFUNDIR COM O NOME DA DIVINDADE) teca africana ou maogani (chlorophora excelsa-morácea)


 JÁ NO BRASIL SUA ÁRVORE SAGRADA E TAMBÉM ASSENTAMENTO, FOI SUBSTITUÍDA PELA GAMELEIRA BRANCA (FÍCUS DOLIARIAM) QUE É CONSIDERADA ÁRVORE SAGRADA DESSE ÒRÌSÀ (NO BRASIL). 

ORIGINARIAMENTE ELE É UMA DIVINDADE JEJE ADOTADO PELOS YORUBÁ ASSIM COMO, BESEYN, AZAÚANI, NÀNÁ ENTRE OUTROS QUE TEM CULTO NO CANDOMBLÉ DE RITUAL KETU-ÈGBÁ E NÀGÓ-VODUN, SENDO ASSIM FALA-SE DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS QUE ELE É DA FAMÍLIA DE OMOLU, POR SER DO MESMO TERRITÓRIO, O DAHOMEY, seu culto outrora, era feito em uma aldeia chamada Djá Popo, entre os jeje é chamado de Loko e Lokozun. 

SEU CULTO É MUITO POUCO DIFUNDIDO, POIS, NOS DIAS DE HOJE QUASE QUE IMPOSSÍVEL INICIAR ALGUMA PESSOA NO CULTO A IROKO. MAS AS FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE CANDOMBLÉ AINDA MANTÊM SEU CULTO ASSIM COMO SEUS OJUBÓ.

O dia consagrado a esse òrìsà é a terça-feira, seus filhos antigamente usavam contas brancas rajadas de cinza com firmas de madeiras tiradas da própria árvore sagrada e também o LAGDIBÁ, suas insígnias são uma bengala de marfim e um espanador de palha da costa trabalhado com miçangas e búzios.

É RARO SEUS INICIADOS INCORPORAREM, POIS ESSE ÒRÌSÀ É MUITO VIOLENTO E É DIFÍCIL DE ACALMAR A SUA CÓLERA, ASSIM COMO DADÁ ELE RARAMENTE DESCE EM ALGUM DE SEUS INICIADOS.
Iroko é o òrìsà antigo, cultuado no Brasil na gameleira branca (em São Paulo num Ilè há um Iroko assentado ha muitos anos plantado). IROKO É A ARVORE PODEROSA ONDE SE DEPOSITAM OFERENDAS, ARVORE ONDE SEUS GALHOS ALCANÇAM O ORUN, E ONDE REPOUSA O OLOFIN.

 É ARVORE PARTÍCIPE DO CULTO ÀS GRANDES ARVORES (APAOKÁ, AKOKO ENTRE OUTRAS). É o Òrìsà que governa as grandes arvores, os espaço aberto, e o tempo. Corresponde ao Loko entre os jejes, onde no culto vodun ocupa lugar destacado comparado apenas à Lissá ,e Dan, corresponde também à Tempo entre os Bantos (nação angola).


IROKO É UM ORIXÁ ADAPTADO AO CULTO YORUBÁ. SUA ORIGEM É FON (JEJE) ONDE É CONHECIDO COMO LOKO, VODUN DE ALTÍSSIMA HIERARQUIA, FILHO DE NANÃ E IRMÃO DE SAKPATÁ E DE DANGBAGDA HUEDO. 

Iroko é cultuado na árvore do mesmo nome o que não implica num culto filolátrico como possa parecer aos menos atentos. A questão de não se fazer mais este orixá no Brasil está diretamente ligada ao fato de seus fundamentos terem se perdido de tal forma que hoje chega a ser relacionado como uma "qualidade" de Sòngó.


Fonte: Awofá Ifakemi Miguel

ÀDÙRÁ ÒRÚNMÌLÀ

ÒRÚNMÌLÀ BARA AGBONMIREGUN OKURIN KEKERE OKE IGETI ENTI O GBE AIYE TI O RI IPONJU TI O SI LO SI OKE AGBARANSALA LATI WE GBOGBO IPONJU RE NU ÒRÚNMÌLÀ NI AJE NI O PON NI LOJU ÒRÚNMÌLÀ PA LASE PE KI A SI ILEKUN KI OLOJO RERE WO ILEWA ÒRÚNMÌLÀ NI AYA NI O PON NI LOJU 

ÒRÚNMÌLÀ PA LASE PE KI A SI ILEKUN KI OLOJO RERE WOLE WA PELU AYA RERE ÒRÚNMÌLÀ NI OMO NI PON NI LOJU ÒRÚNMÌLÀ PA LASE PE KI A SI ILEKUN KI OLOJO RERE WOLE WA PELU OMO ALAFIA ÒRÚNMÌLÀ NI AI ROJU AI RAYE LO PON ILU LOJU ÒRÚNMÌLÀ PA LASE PE KI ASI ILEKUN KI OLOJO RERE WOLE WA PELU ITURA ATI IFE SI ARIN ILU ÒRÚNMÌLÀ NI AI NI ORUNGBOGBO NO PON NI LOJU ÒRUNMÌLÀ PA LASE PE KI A SI ILEKUN KI OLOJO RERE WO LE WA PELU EKUN OHUN GBOGBO ÒRÚNMÌLÀ NI AISA ATI ARUN NI BANI JA 

ÒRÚNMÌLÀ PA LASE PE KI A SI LEKUN KI OLOJU RERE WO LE WA PELU ALAFIA BABA ORO ÒRÚNMÌLÀ NI IJU NI KAN LEKUN ENI ÒRÚNMÌLÀ NI EWE DIDIMONISAAYUN NI YO DI IKU NA EWE DIDIMONISAAYUN NI YIO DI ARUN NA NI YIO DI OFO, EGBA ESE NA EWE DIDIMONISAAYUN NI YIO DI GBOGBO AJOGUN NA ÒRÚNMÌLÀ BARA, AGBONGIREGUN NI YIO GBE OHUN RERE KO NI ÀSÉ ÀSÉ

ÒRÚNMÌLÀ o dono de todas as sabedorias O pequeno homem da cidade de OKE IGETI Aquele que viveu na terra e passou por muitas dificuldades Aí foi para a montanha de AGBARANSALA Para se limpar de todas as sua necessidades 

ÒRÚNMÌLÀ diz que se é falta de lucros que nos perturba ÒRÚNMÌLÀ deu ordem para nós abrirmos nossas portas Para que a dona da chuva da bondade possa entrar ÒRÚNMÌLÀ diz que se é falta de uma esposa que nos perturba ÒRÚNMÌLÀ deu ordem para nós abrirmos nossas portas Para que a dona da chuva da bondade possa entrar com uma boa esposa ÒRÚNMÌLÀ diz que se é falta de um filho que nos perturba ÒRÚNMÌLÀ deu ordem para nós abrirmos nossas portas Para que a dona da chuva da bondade possa entrar com um filho saudável ÒRÚNMÌLÀ diz que se é tumulto ou desordem que perturba a cidade ÒRÚNMÌLÀ deu ordem para nós abrirmos nossas portas Para que a dona da chuva da bondade possa entrar com paz e amor na cidade ÒRÚNMÌLÀ diz que se estamos sentindo a falta de tudo 

ÒRÚNMÌLÀ deu ordem para nós abrirmos nossas portas Para que a dona da chuva da bondade possa entrar com todas as bondades da vida ÒRÚNMÌLÀ diz que se é doença e epidemias que nos perturba, ÒRÚNMÌLÀ deu ordem para nós abrirmos nossas portas, Para que a dona da chuva de bondade possa entrar com saúde. o pai de todas as riquezas ÒRÚNMÌLÀ diz que se é a morte que bate na nossa porta 

ÒRÚNMÌLÀ diz que é a folha de DIDIMONISAAYUN Que vai ajudar a evitar a morte, A folha de DIDIMONISAAYUN Que vai ajudar a evitar todos os males, Que vai evitar todos os prejuízos, epidemias e acidentes na vida. A folha de DIDIMONISAAYUN Que vai evitar as ações negativas em nossas vidas. ÒRÚNMÌLÀ o dono de todas das sabedorias, Que vai levar até nós todas as bondades da vida

segunda-feira, 12 de março de 2012

AS KURAS (GBUERES) -

FECHAMENTO DO CORPO

Em alguns Asés Ketu (YORUBÁ), a Kura (GBUERES) é tomada como infusão de ervas. Porém na maioria das Casas de Candomblé, as Kuras de origem africana, são feitas como incisões ou talhos (cortes), e nesses talhos são colocados pequenos punhados de ATIM (pós preparados), que é feito conforme explicação abaixo, para que esse ATIM penetre no corpo e o guarneça de males exteriores enviados contra a pessoa.
Normalmente, as Kuras (GBUERES) são feitas no peito, dos dois lados, nas costas, também dos dois lados e nos braços, mãos, pés, barriga, e em alguns casos, próximo as orelhas, língua, e em outros casos no Pênis e vagina.
Além dessas, na iniciação do Orisá, abre-se o FARIM, que é uma Kura (GBUERE) no centro do ORI, do Yawo (ELEGUN), e na sola dos pés, fazendo ainda, alguns zeladores, uma kura na língua de seus iniciados, para que os mesmos não comam de comidas trabalhadas, e se comerem, para que essas comidas não lhe façam mal

Reza da cabeça

BÍ MO JÍ LÒWÚRÒ
MÁÀ FI OWO KANRI
N’JÉ ORÍ AJIRE?
ORÍ MI AJIKE
A BÁ NÍ WÁYÉ
MÁSÉ GBÀGBÉ LÀÌWA
IGBÁ, AJÈ KÁRÍ
SÈSÈ LÉNUN EIYE
SÉSÈ LÉNUN ÈGÁ
Ò WÒ ÌRÀWÒ TÍTÍ KÔ DÉ ILÉ
K’Ó WÀ RÍ OMO PÓNLE
LÒJÓ JÚMÓN SÉ OHUN RERE
ORÍ WÒ ÒNÒN IBI RERE FÚN MI
GBÈÈMI IRE
ORISÁ WÒ ÌBIRE SÍ MI BÉÈ IHÒ
ÀSÉ


 Se (quando) eu acordo de manhã
Vou perguntar ao meu eléèdá
Minha cabeça, como está você hoje?
Minha cabeça eu te trato como o AJIKE
Aquela que veio conosco para este mundo,
E que nunca se esquece de nós
(Conteúdo de riquezas) O Orisà que você toca nele pela manhã e pede orientação para resolver seus problemas.
O bico do pássaro comprido é ligado á cabeça
O bico de Ègá é comprido
Ele olha e vê as estrelas até onde nunca estive
Aquele que está olhando os filhos que o elogiam
Todas as manhãs (os dias) fazendo com que eles tenham sorte
Cabeça, olhe meus caminhos para que sejam bons para mim
Guie-me e dê-me sorte
Orisà, olhe meus passos para que sejam bons para mim, mesmo que seja num buraco
Que assim seja.