segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ase Efon

Efon(se pronuncia Éfan, que significa Osun) é uma nação do candomblé oriunda das terras de Ekiti-Efon (não confundir com Ifon, a terra de Oxalufon), no Brasil usa-se o termo "Lokiti Efon" e onde reina absoluta a rainha da nação no Brasil, ou seja, Osun, filha de Olookè, patriarca da nação, o Leão da Montanha, o o mesmo é Orisà da Montanha. Inicialmente veio pro brasil pelas mãos de dois Africanos Tio Firmo, conhecido como Baba Irufà, iniciado pra Osun e Adebolui, mais tarde chamada de Maria Violão (nome esse dado, devido às formas de seu corpo) posteriormente iniciada para o Orisà Olookè. a Nação foi Instalada no Engenho Velho de Brotas - Brotas - Salvador - BA. Muitos dizem que é uma nação quase extinta, o que na verdade é pura bobagem, pois enquanto existir Osun, Olookè e todos os Orisàs, Efon permanecerá vivo em Nossos Corações. A Injò Layò, Omo Ti Efon Farayò - Dance pra Felicidade, os Filhos de Efon Nascem pra Felicidade.

domingo, 5 de agosto de 2012

Criação do Mundo (Micronésia)

Ena e a ilha misteriosa

Quando o mundo ainda era um enorme oceano, já reinavam no céu três deuses: Tagaola Nobre, Tagaola Operário, que mais tarde inventaria o machado para construir canoas, e Tagaola Silencioso dos grandes espaços, que via as as coisas antes mesmo que elas existissem.

Os três  estavam muito curiosos por saber se havia terras naquele  oceano, e Tagola Silencioso foi encarregado pelos companheiros  de descer e procurá-las:

- Você consegue ver o que ainda não é visível ninguém. Por isso, com certeza é o melhor explorador entre nós três.
Tagaola Silencioso tomou forma de um martim-pescador e, durante muito tempo, voou bem baixo, perto das ondas, sem descobrir superfície sólida. Mas acabou percebendo que, em certo ponto, havia invisível a qualquer um exceto ele, seria anúncio de uma terra futura? Era cedo demais para saber.

- Vamos esperar sete dias e então voltaremos para examinar essa mancha - resolveram só deuses.
Passados  os sete dias, o martim-pescador partiu em mais uma viagem. Dessa vez, o mar recuara, mostrando alguma terra à flor da água. Mas ainda estava submersa demais, e o pássaro não podia pousar. Nisto, Tagaola Operário jogou la do céu uma avalanche de pedras esponjosas, que caíram perto dali e formaram Ena, a primeira ilha do mundo.

Saindo dessa primeira terra ciada pelos deuses, Tagoala Silencioso voou diversas vezes â mancha esbranquiçada, onde pouco a pouco uma substância arenosa foi aparecendo por cima das ondas.
Ela cresceu e tornou-se Ata, a "Terra-Mãe".
- É uma terra grande, mas não tem nenhuma arvore... - disse o explorador aos dois outros deuses.
Então Tagaola Nobre deu-lhe o fruto, que o Silencioso plantou em Ata. Em pouco tempo, um cipoal cobria toda a ilha.
- Agora faltavam habitantes! - disse Tagoala Silencioso.
- Volte lá e corte um pedaço de cipó - foi a única resposta do Nobre.
Tagaola Silencioso obedeceu, e pouco a pouco o pedaço de cipó transformou-se e criou vida, dando origem aos primeiros seres humanos que viveram nas ilhas da Micronésia.

As pedras esponjosas jogadas pelos deuses deram origem à primeira ilha.

Por Narayana Sad