Efon
é uma nação grande e com grandes orisás. Na África a nação ainda
existe, e lá ainda cultua-se muitos orisás que se perderam no caminho
para o Brasil. Devido a influência Keto, a nação de Efon, perdeu um
pouco de sua raiz, que hoje tento resgatar.
De
uma forma simples e resumida tentaremos contar a história da casa que é
o berço dos Efon no Brasil, o "Asé Yangba Oloroke ti Efon" ou
simplesmente como é chamado o Terreiro do Oloroke situado à Rua Antonio
Costa (antiga travessa de Oloke) nº 12, no bairro do Engenho Velho de
Brotas - Salvador - Bahia, para que quando alguém ouvir falar de nosso
Asé, saibam quem somos e de onde viemos. Em primeiro lugar vamos à
origem na África, mais exatamente em Ekiti-Efon (não confundir com Ifon,
a terra de Osalufon) no Brasil usa-se o termo "Lokiti Efon" e onde
reina absoluta aquela que é a rainha da nação no Brasil, Efon, ou seja,
Osun.
Pois é bom esclarecer que Osun, nossa matriarca, é nascida em
Ekiti-Efon, onde ela era considerada a mãe de Logum Edé, Yemoja e do
Awujale de Ijebu-Ere, no estado de Ekiti (Onadele Epega). Para concluir
podemos traduzir o nome da divindade Efon dos tempos Lailai como sendo
Osun, nome de seu rio e onde guardava seus tesouros, companheira
inseparável de Oloroke que é seu pai, ficando assim esclarecido o porque
da casa chamar-se terreiro do Oloroke e Osun ser a dona do Asé, sendo
ele louvado juntamente com Osun nos nossos principais ritos.
Pois
bem, foi desta localidade, que veio para o Brasil na condição de
escravos por volta de 1850 o fundador da nação no Brasil, um Tio
Africano , chamado José Firmino dos Santos, mais conhecido como, Tio
Firmo (Osum Tadê) que veio da região de Ijesá que inclui Adô Ekiti,
Ifon, Akurê, Ilesa, Ikirê, Ekiti Efon etc. Sua cidade natal seria Ilesá
na antiga Ijesá onde foi iniciado para Oxum, e foi na cidade de Ifon que
ele se iniciou em Ifá e recebeu o nome de Baba Erufá.
Maria Violão
Juntamente com ele, veio uma uma
princesa do Ekiti-Efon , de nome Maria da Paixão(Adebolu), mais
conhecida como Maria Violão, trouxe como orixá particular rei da nação,
Olorokê (Aquele que é cultuado no alto). Como Adebolu, seu nome,
significa A coroa que cobre a terra símbolo real por excelência.
Por
volta de 1860 Tio Firmo e Maria Bernarda fundam o Asé Oloroke no
engenho velho de Brotas, onde encontra-se até hoje, plantando ali o Asé
de Osun e com isto além de fundar uma casa fundam também a Nação Efon.
Mais tarde tio Firmo passa a viver maritalmente com Maria Bernarda da
Paixão que era sua governanta e passam a dividir as funções do Asé.
Acredita-se
que nesta época ambos já eram libertos. Os Igbas ou assentamentos dos
orisás foram trazidos da África e estão até a presente data preservados
no Ile. La encontra-se a Osun de Tio Firmo e Oloke de Maria Bernarda
entre outros.Apesar da libertação dos escravos, a perseguição a cultos
Afros foi intensa e conta-se que Tio Firmo foi preso por várias vezes. A
árvore do Iroko, um dos símbolos da casa, foi plantada após a
libertação dos escravos, mas bem no final do século XIX, e a muda do
Iroko veio da Casa de Osumare.
Outra
história interessante do Iroko do terreiro do Oloroke, é que onde ele
foi plantado era caminho das pessoas, pois ainda não haviam muros nem
cercas e foi debaixo do Iroko da casa, que a finada Mãe Runho da nação
Jeje deu a luz a Nicinha Lokosi e esta informação pode ser confirmada
por Nenê de Osagiyan neto carnal de Runho e por outros antigos ligados
ao Bogun.
Tio
firmo vindo a falecer por volta de 1905 , fica a frente do Ase., Maria
da Paixão (Adebolu). Maria Violão iniciou várias pessoas entre os quais
podemos citar Mãe Milu que foi a Ya kekere do Asé, Matilde de Jagun
(Baba Oluwa) sua sucessora e terceira mãe da casa,Cristóvão Lopes dos
Anjos (Ogun Anauegi) , Celina de Yemonja (esposa de Cristóvão), Paulo de
Sango, filho carnal de Mãe Milu, Crispina de Ogun, a quinta pessoa a
governar o Asé, e muitos outros.
Matilde Muniz Nascimento
No dia 4 de outubro
de 1936 morre Maria Bernarda da Paixão aos 94 anos de idade. Após
muitas divergências assume a casa Matilde de Jagun, Baba Oluwa, que fez
muitos iyawo entre os quais Noélia de Osun e Emiliana também de Osun.
Tia Matilde tinha vontade que Waldemiro de sangô (Obálokitiassi) feito
na casa por Cristóvão Lopes dos Anjos (Ogun Anauegi) e que tomou 7 anos
com ela assumise o Ase quando ela fosse. Mãe Matilde vem a falecer no
dia 30 de outubro de 1970 aos 67 anos de idade.
Cristovão Lopes
Após
o falecimento de Matilde quem assume a casa é Cristóvão de Ogun que
faleceu no dia 23 de setembro de 1985 aos 83 anos de idade. Após a morte
de Cristóvão, a casa do Ase ficou fechada. Waldemiro de sangô
(Obálokitiassi) Baiano comprou a terra que fica o barracão, tentando
assim levar à frente para que o Ase não acabe.
Baiano
então reabre o Ase e senta na cadeira Mãe Crispina de Ogun. Após a
morte de Mãe Crispina, a cadeira está a espera de uma nova Yalorisa ou
Babalorisa até a data de hoje.
Eu
também que sou feito desta nação com muito orgulho, estou resgatando
tudo que estava se perdendo por causa da influência do Keto, para que a
nação e o axé não se acabe. A INJÔ LAYÓ
OMÓ EFON FARAYÓ
( DANCE COM A FELICIDADE
OS FILHOS DE EFON SÃO INICIADOS PARA A FELICIDADE )
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