sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Odu

No começo, Olodumare (Deus) deu ao Orisa Orunmila um método sem defeito de uma
comunicação entre ele e o Orisa chamado Ifa. Ifa é ligado ao destino com o simbolismo do número
dezesseis. Dezesseis é o número do cosmos; representa a ordem primitiva que emitiu da unidade
de Olodumare (dezesseis é também um número significativo no mundo dos computadores.)

Quando o mundo foi criado primeiramente, espalhou para fora de uma árvore de palma original que
estivesse no centro do mundo em Ile-Ife. A árvore de palma teve as filiais de dezesseis, que deram
forma aos quatro pontos cardinais e aos quartos dezesseis originais de Ile-Ife. Em termos políticos,
Odudua, o primeiro Oni De Ife, filhos gerados de dezesseis que fundaram os reinos dezesseis
originais do Yoruba. Em um nível mais profundo ainda, Orunmila ensinou a arte da adivinhação a
seus filhos de dezesseis; por sua vez, passaram-no para baixo aos Babalawos que o praticam
hoje.

Com os conceitos ligados da ordem, da criação, e do destino, o número dezesseis representa as
variáveis da condição humana, as situações dezesseis possíveis da vida humana. Para o Yoruba,
os sinais do princípio de dezesseis são chamados Odu ou Olodu, de cada um de que são os sinais
subordinados desenhados de dezesseis (Omo-Odu, “crianças do odu” ou Odus). Estes
representam as situações dezesseis essenciais com as variações possíveis de dezesseis cada
uma da vida. Isto significa 256 combinações possíveis (Odu) ou dois à oitava potência. Cada Odu
é um recital de um jogo dos poemas chamados ESE, aquele fornece indícios para a definição do
problema durante uma sessão de adivinhação. Há ao menos, e distante não pelo a maioria, 16 ese
diferentes para cada um dos 256 Odu. Isto adiciona até ao menos 4096 cenários diferentes. O
objetivo do Babalawo é chegar no apropriado Odu para a situação do seu “cliente”.

Cada um dos 256 Odu revela uma situação arquétipa que seja resolvida no passado mítico com o
sacrifício a um Orisa. Nos milhares de poemas de Ifa, o Orisa é organizado em uma comunidade
dos espíritos cujo ase (potência) possa pode ser trazido ao urso nos problemas de homens e de
mulheres individuais na necessidade. Nesta maneira, Ifa e o sacerdote de Babalawo são
responsáveis para dirigir os aderente de todo o Orisa conduzindo a cliente a eles. Quase todos os
sacrifícios/ebó da religião de Ifa/Yoruba são oferecidos ao Orisa em conseqüência da adivinhação.
Adoração de Orisa das estruturas de Ifa; o fortuito do sistema assegura-se de que todo o Orisa seja
venerado devidamente. Com Ifa, o contrapeso do relacionamento sacrificial entre o céu e a terra é
mantido, para Ifa, com Odu (palavra do Deus), fornece seres humanos com a informação sobre seu
lugar no mundo, seu destino, e o que o Deus requer deles. Ifa e a vida cerimonial que gera
constituem o princípio organizar da visão religiosa tradicional de Yoruba. É uma vista que encontre
o destino humano “enraizado na respiração do Todo Poderoso do Deus”.
Nada acontece por acaso. Há uma razão para tudo, e é o dever dos seres humanos para reconhecer este mistério.
Dentro do Odu colocado as mensagens escondidas das influências despercebidas. Estas
mensagens são interpretadas melhor por um Babalawo bem treinado durante uma sessão da
adivinhação.

Este sistema elevado do virtude prendeu por centenas dos milhares de homens de Yoruba e as
mulheres sobreviveram a passagem média à América onde (nós) foram feitas exame como
escravos. ** tempo-fora ** profundo-enraiz virtues, express cada Odu, sustento africano através um
history's escuro hora. Continue esta viagem do cyber se você dever, porque nós vertemos a luz
nos virtues e na potência (Ase) do Odu.

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