quarta-feira, 25 de julho de 2012

Criação do Mundo (Japão)


 A espuma do mar

Os gênios divinos Izanagi e Izanami foram encarregados pelos deuses celestes de criar o mundo. Que a tarefa mais difícil! O universo ainda estava no estágio do caos primitivo e parecia um oceano vasto e oleoso.
Lá em cima, estendia-se o céu, formado de partículas mais leves. E era só isso!

Izanagi e Izanami tinha nascido, como antes deles os deuses celestes, de embriões de vida que flutuavam aqui e ali nas estradas do oceano primitivo. No céu, onde  moravam, o gênio masculino Izanagi e sua companheira Izanami perguntavam a si mesmos como iriam cumprir sua missão.
Numa balsa celeste, percorreram toda a extensão de seu domínio, mas não encontraram nada que se parecesse com terra.

Se existe alguma terra, lá embaixo, onde caíram as partículas mais pesadas do Universo.
Então, foram buscar a lança de jade do céu, que era incrustada com mil pedras preciosas e brilhava com mil fogos. Usando-a como se fosse uma vara bem comprida, sondaram as profundezas desconhecidas.

Quando a ponta da lança encontrou a superfície do oceano, Izanagi e Izanami fizeram girar, tal qual uma colher a mexes numa panela. O liquido, que já era espesso, ficou ainda mais grosso, e os cristais que continha aglutinaram-se. Os gênios suspenderam a lança: dela caíram gotas que deram origem a uma ilha, chamada Onogoro, isto é, " Ilha que se modifica sozinha ".

- Vamos descer e viver nessa ilha - Propôs Izanagi - Nela, prosseguiremos nossa missão.

Os dois gênios, aproveitando um arco-iris como passarela, aterraram  em seu novo domínio. Lá, resolveram casar-se e criar outras terras, que amarrariam firmemente sobre o oceano, não muito longe do Onogoro. Assim, aquela primeira terra  passou a ser o pilar central do mundo.

Antes de unirem-se Izanagi e Izanami contornaram Onogoro para, simbolicamente, tomar posse da ilha. Izanami partiu para a direita, e Izanagi, para a esquerda. Quando se encontraram, o gênio feminino exclamou:

- Que alegria casar com você, Izanagi!
- Infeliz! - respondeu ele.
- Não devia ter falado primeiro, pois é mulher... Vamos fazer a cerimônia de novo...

dessa vez, tudo correu dentro da ordem, e a raiva de Izanagi passou. Da união dos dois gênios nasceram várias ilhas. Por causa do erro de Izanami na cerimônia de casamento, as primeiras não ficaram bem formadas, e o casal deixou-as flutuar à deriva no oceano.

As que surgiram depois tornaram-se as oito principais ilhas do Japão.

Na bolsa celeste, os gênios sondaram o oceano primitivo.

Por  Narayna Sad

Nenhum comentário:

Postar um comentário