segunda-feira, 1 de março de 2010

As 16 condições essencias para ser um Babalaô

Amar, com devoção a Deus e aos Orisás

O verdadeiro sacerdote ama a Deus como seu criador e vê nos orisás os seus representantes. Na concepção filosófica de nossa religião,o Criador está tão distante de nosso plano de existência que, por nossas próprias limtações, seria inútil desenvolver um culto direcionado diretamente a ele. Desta forma, é através de orisás, seus representantes junto a nós, que podemos cultuá-lo de forma indireta, obtendo assim sua proteção e demonstrando o nosso amor por ele. 

 Propagar o nome de Orunmilá

Orunmila é representação individualizada da Sabedoria Divina em cada um de nós. Propagar seu nome, seu culto e a sabedoria que ele representa éa missão mais importante de seu corpo sacerdotal. Uma das formas mais corretas de cultuar e agradar Orunmilá é propagar seu nome e sua ciência.
Saber ver em cada coisa e em cada ser, uma manifestação do Criador
Tudo o que existe no universo são diferentes manifestações da Divindade Suprema. Deus se faz conhecer através da natureza e por este motivo, o babalawo respeita-a em todos os aspectos. Os seres humanos são a manifestação por excelência da Divindade que se faz presente em cada um deles,dividido em miriades de particulas que, através  da união dos homens, busca  a Unidade Divina e a sua plena manifestação no mundo material.

Respeitar as Leis de Dvinas e as leis do Homens 

A observância das leis é uma obrigação do babalawo. As leis de Deus vêm gravadas em nosso corações desde o nosso nascimento e nenhuma pessoa de bons principios admite roubar, matar e tentar de qualquer forma contra estas leis que nos são legadas instintivamente. As leis dos homens buscam apenas regulamentar e decodificar as leis de Deus, criando punições materiais para aqueles que as infrigem, embora se saiba que as punições espirituais deverão ocorrer inevitavelmente. O homem de cabeça ruim, deixa-se levar pelos maus instintos e, olvidando-se do que lhe foi legado naturalmente como insinamento, infringe as leis, roubando, matando e desrespeitando de inúmeras formas aos seus semelhantes e à Mãe Natureza. O sacerdote de Orunmilá, consciente disto, jamais se disporá a infrigir os códigos da legislação divina ou humana.

Respeitar a todos seres humanos indiscriminadamente

Deus está presente em todos os  seres humanos em sua particula denominada " Ipori ". Para o homem, em sua limitação estrema. Deus é uma abstração complexa e, em decorrência desta mesma limitação, é impossivél compreendê-lo ou pelo menos imaginar tanta grandiosidade. Uma forma bastante simples de amar a Deus é amando ao seu proximo como ensinaram os grandes Mestres e Avatares de todas as religiões. O amor pressupõe, antes de tudo, respeito profundo. " Amar é nunca ter que pedir perdão " (afirmou um sábio) 

O babalawo, possuindo plena consciência deste msitério, fará evidente o seu amor pelo proximo através do respeito que cada ser humano merece, sem que se observe sua classe social, condição econômica ou credo religioso ou politico. 


Ser honesto


A honestidade é a condição primordial de um babalawo. O homem é indgno de confiança e, por consequência, deve ser apartado do convivio da sociedade. A honestidade não reside apenas na relação com o dinheiro e outros bens materiais, está relacionada, acima de tudo, na transparência de tudo aquilo que se faz em todos os niveis. Cobrar por seus serviços é um direito de todos, mas, independente do preço cobrado, o serviço deve ser de boa qualidade, integral e sem mistificações. Não se vende aquilo que não se pode  entregar.
                                                                              
Ser sábio

A sabedoria  é adquirida na abservância e analise de tudo o que existe, ocorre e pode ser imaginado. O sábio não necessita necessariamente de ser letrado, mas será sempre um intelectual. Paradoxalmente, nem todo intelectual é sábio e mesmo um analfabeto pode ser considerado sábio, e por extenção, intelectual. Ser sábio é ter dom de aprofundar-se  na relação causa-efeito de tudo que ocorre.
A lógica será sempre a ferramenta de trabalho do sábio que, com ela, penetrará no âmago do problema em busca da interpretação daquilo que se configura implicitamente, mascarado aos olhos do ser profano.
Os itans ou poemas de Ifá são portadores de Orientações codificadas que só os sábios  podem compreender  e explicar. Uma das funções  essenciais do babalawo é interpretar  e revelar  ao leigo estas orientações

 Ser receptivo aos ensinamentos

A Ciência  de Ifá é a ciência da vida. Revela os mistérios mais intricados e cultos da existência cósmica em todos os seus Planos. Conhecê-la é conhecer os mistérios da vida e da morte, domina-la é dominar os arcanos da sabedoria. O babalawo deve ter um intelecto desenvolvido o suficiente para observar e registrar tudo o que a ela diz respeito. Nâo é bastante, no entanto, o conhecimento ritualístico mas, e pricipalmente, o siguinificado do ritual, dos simbolos e de tudo o mais. A compreenção dos mistérios e a interpretação de sua alegorias são indispensáveis para que o babalawo assuma toda sua potencialidade sacerdotal

Ser isento de preconceitos de qualquer espécie

O preconceito, seja de que forma se manifeste, é um elemento desagregador. A função do babalawo é reunir em torno de Orunmilá e dos Orisás, todos os seres humanos, independente de credo, nacionalidade, rça e condição social. Agir  de forma preconceituosa resulta sempre na obstaculisação do objetivo final: a união de todos 

Saber ser seletivo sem melindrar

Saber selecionar as pessoas que fazem parte do seu convivio é uma obrigação do babalawo. A promiscuidade no relacionamento será sempre nociva ao bom desempenho das funções sacerdotais e deve-se  ter em mente que " uma maçã podre pode contaminar todas as outras dentro do cesto "
No entanto, esta seleção deverá ser feita de forma cuidadosa e diplomática sem que a susceptibilidade da pessoa indesejável seja ferida, e só deverá ser adotada depois que todos os recursos de recuperação tenham sido adotados.

Possuir moral ilibada

A moral do babalawo deve ser limpa e exemplar. Não é digno de crédito, nem pode liderar um grupo religioso o homem que se entrega ao vicio, que se deixa dominar pela preguiça, que explora e abusa de mulheres ou pratique atos que o coloque à margem da lei dos homens. É preciso estar atento ao fato de que a corrupção é um dos atos mais imorais que o ser humano pode preticar, assim sendo, o sacerdote será sempre incorruptivel e jamais  tentará corromper a quem quer que seja. 

Falar somente a verdade e lutar por ela

Para um babalawo a verdade estará sempre acima de qualquer coisa. As mentiras, mesmo aquelas apelidadas de mentiras piedosas, sempre acabam sendo descobertas e o resultado é a desmoralização de quem dela fez uso.
" Falar a verdade, somente a verdade ", ordena um itan de Ifá. E o que é a verdade? A verdade é a palavra de Orunmilá atuando sobre a terra.


Conduzir-se com retidão em todos os setores da vida


O caminho reto é o caminho do bem. O caminho do bem é o caminho do verdadeiro sacerdote.
Aquele que se desvia do caminho reto tende a perder-se em sendas que podem, de forma ilusória, parecerem fáceis de serem trilhadas mas que, com o decorrer do tempo, configuram-se como tortuosas e garranchetas, impossíveis de serem trilhadas com dignidade. O caminho errado, como determina o 8º Mandamento de Ifá, não oferece a possibilidade de retorno, é caminho sem volta.


Saber guardar segredo daquilo que é segredo


O segredo é revelado ao iniciado e somente ele pode conhece-lo. Revelar segredos da religião corresponde ao sacrilégio, a quebra de tabu. Mas nem tudo é segredo, nem tudo deve permanecer oculto do vulgo. Ao contrário, muitas coisas dever ser reveladas ao não iniciado para uma melhor compreenção da nossa religião e também  como artefato de defesa contra a ação dos falsos sacerdotes.


Saber manter a calma e o equilibrio


O babalawo não pode, em nenhuma circustâncias, perder a calma e o controle sobre si mesmo ou sobre a situação. Ao lidar com espíritos de diversas qualidades e hierarquias, poderá ser surpreendido por coisas assustadoras e ameaçadoras. Ainda assim, deverá manter-se calmo e dominar a situação e, para isto, possui meios e recursos  que adquire na prática e na teoria. Mesmo em cituações do quotidiano, a sua calma deverá ser mantida e as emoções controladas.


Ser " homem " no sentido total  e mais amplo do termo


A expressão " ser homem "  tem significado muito mais profundo do que pode parecer numa observação apenas superficial. " Ser homem " é possuir todas as qualidades esperadas num ser humano do sexo masculino, admitindo-se aí os pequenos defeitos inerentes à natureza humana.
" Ser homem " é saber agir dentro de todos os ditames anteriormente descritos sem que com isso a pessoa venha a violentar-se.
" Ser homem " é saber respeitar a mulher como representante do poder de procriar que garante a perpetuação da espécie  humana e reconhecer, na sua aparente fraqueza, a força de que é portadora, em tudo superior à do sexo masculino.
 

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